Na EBD de hoje (24.04.11) conhecemos .... #Jonas
Desde que me conheço como gente, ouvi a história de Jonas, só que quando criança só entendia a parte que ele foi engolido por um grande peixe (talvez uma baleia) haha.
Só que não foi essa não! rs
Lembrando a história, rapidinho:
Deus pediu para Jonas ir para a cidade de Nínive dizer que a maldade da cidade estava ofendendo a Deus e que se não houvesse arrependimento, seriam destruídos. Mas Jonas desobedeceu a Deus, pois Jonas tinha preconceito com Nínive, pois como era cidadão israelense, pensava que o amor e a misericórdia de Deus eram exclusivamente deles.
Então ele fugiu para a cidade de Társis, lá entra em um barco, acontece uma tempestade e Jonas é jogado ao mar, no mar é engolido por um grande peixe. Dentro do peixe, Jonas se arrepende e ora a Deus, que faz o peixe vomitar Jonas. Finalmente Jonas vai pregar em Nínive, que se arrepende de seus pecados e recebe o perdão de Deus!
O livro de Jonas está cheio de lições importantes, vejamos:
-Temos uma missão: Deus deu uma missão a cada um de nós, como deu para Jonas. Você acha que caiu onde você está de pára-quedas e vai passar a vida tomando coca cola na frente do PC? Deus tem um plano, uma missão a seus filhos e cabe a nós aceitarmos ou fugir.
-Obediência: A obediência é uma prova de amor para com Deus. Já sabemos que temos uma missão que Deus nos deu nessa terra e a desobediência terá consequências.
-A vontade de Deus: Jonas seguiu a sua vontade e deu no que deu. Eu sei, existe a dificuldade da renúncia da nossa vontade muitas vezes, mas será que é a coisa certa a fazer mesmo? Você tem a plena certeza? Temos que confiar em Deus e na sua palavra que diz: “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformada pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12 : 2
-Nosso real inimigo: Apesar de ter pessoas que nos irritam e que não estão nem aí para quando falamos de Deus, elas não são nossas inimigas, Deus continua amando-as mesmo não sendo correspondido. Nosso real e único inimigo é Satanás e se queremos derrotá-lo devemos insistir mesmo!
-Preconceito: Jonas foi egoísta, como foi dito no começo do post, ele não queria pregar para os Ninivitas por preconceito e Deus mostrou que ele estava errado. Quantas vezes a gente não gosta de alguém e por isso nem liga se ela vai pro inferno ou não, isso é horrível! Todos merecem o amor de Deus, todos merecem ouvir a palavra de Deus. Quando alguém esta errando, não se julga, mas mostra o certo, é o que todos devemos fazer, é o que Jesus faria. Uma vez ouvi uma pregação que dizia: “O que você tem raiva é onde Deus quer te usar”, ou seja, você odeia a violência, o que as drogas fazem, a fome, a mentira, homossexualidade, alcoolismo... Enfim, com amor, use a palavra de Deus para mudar a situação, para ser luz, para cumprir sua missão.
-Misericórdia: A misericórdia de Deus é para todos. TODOS! Basta o meu arrependimento para que o perdão de Deus me alcance. Basta o seu arrependimento para que o perdão de Deus alcance você. Tem pecado? Arrependa-se.
Que a história de Jonas possa ser muito mais do que o carinha que foi engolido por uma baleia! rs.
-Danielly Almeida- :*
Nenhum comentário:
Postar um comentário